segunda-feira, 30 de maio de 2011

Recursos Hidricos

Os Recursos Hídricos são o conjunto de toda a água superficial e subterrânea existente na Terra, que pode ser utilizada nas actividades humanas.
Isto porque nem toda a água existente no planeta está disponível para o nosso consumo: 97,5% é água salgada e existe nos oceanos e mares; só os restantes 2,5% são água doce, dos quais 2/3 são gelo ou neves permanentes; os restantes 1/3 é que está disponível para o Homem e é constituído pela água dos lagos, rios, ribeiras e lençóis de água.
O problema é que parte deste 1/3 de água têm vindo a perder qualidade, devido ao mau uso, ao desperdício e à poluição, principalmente pela actividade industrial, agrícola e uso doméstico.

Os recursos hídricos são utilizados para vários fins como:
·         Uso Doméstico – A água é utilizada na alimentação, na higiene pessoal, em usos sanitários, na limpeza da casa, dos utensílios ou das roupas, na lavagem de automóveis ou na rega de jardins.

·         Fonte de alimento e de matérias-primas – através da pesca e da aquacultura conseguimos obter alimento. É da água, que são retiradas matérias-primas, como por exemplo o sal.
·         Agricultura, pecuária e indústria


·         Fins medicinais – as águas termais são utilizados frequentemente para o tratamento de certas doenças.

·         Produção de Energia - Pudemos obter Energia Eléctrica, através da água dos rios e do mar. A água também é utilizada, nas Centrais Térmicas, durante o processo de produção de energia.
·         Via de Comunicação – O mar funciona também como via de comunicação, no transporte de pessoas e mercadorias.

·         Fins recreativos – A água é utilizada muitas vezes no lazer, associado ao turismo.

As actividades humanas que mais água doce consomem são a agricultura, a indústria e o consumo doméstico.
Para captar a água de que precisa e transferi-la de um lado para o outro, o Homem intervém nos ecossistemas com várias obras de construção civil – barragens – para criar albufeiras, reservatórios de água, minas, poços e furos. Estas intervenções beneficiam as populações, mas têm consequências para os ecossistemas como a modificação e perda de habitats e a diminuição da biodiversidade.
Para além disso a água disponível no planeta é muitas vezes mal utilizada ou desperdiçada nas actividades humanas pondo assim em risco a sua qualidade e tornando-a um recurso limitado num futuro próximo, entrando assim num stress hídrico, isto é a falta de água doce.
Isto porque para além dos consumos crescentes de água, consequência do aumento da população humana, da industrialização e de melhores condições de higiene e saneamento, os efluentes domésticos, pecuários, industriais e os resíduos agrícolas têm provocado a poluição dos rios e lagos e até mesmo de aguas subterrâneas, fazendo com que a quantidade de água potável (própria para consumo humano) tenha tendência a diminuir.

É por isso urgente tomar medidas de protecção, para evitar a degradação do meio ambiente e preservar e conservar os nossos recursos hídricos é preciso:
·         Proceder ao tratamento de esgotos antes da sua entrada no meio aquático, tratando convenientemente os efluentes domésticos, pecuários e industriais.

·         Aumentar o controlo dos poços e fossas sépticas, prevenindo a poluição das águas subterrâneas.

·         Aumentar o controlo da poluição industrial, das descargas industriais e modificar os processos de fabrico de modo a diminuir o consumo de água. 

·         Aplicar coimas pesadas para quem polui.

·         Fazer uma gestão eficaz da água e sensibilizar as populações para um consumo regrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário