segunda-feira, 30 de maio de 2011

O que são os Recursos Naturais?

Os Recursos Naturais são qualquer forma de energia ou de matéria disponíveis na Natureza, que o Homem utiliza em seu proveito, para satisfazer as suas necessidades (desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto).
De acordo com a sua natureza, os recursos naturais podem ser divididos em quatro tipos:
·         Recursos Hídricos
·         Recursos Biológicos
·         Recursos Minerais
·         Recursos Energéticos

De acordo com a sua velocidade de renovação os recursos naturais podem classificar-se em:
·         Renováveis
·         Não renováveis


Renováveis
Os Recursos naturais designam-se por Renováveis, quando estes se conseguem renovar a uma velocidade igual ou superior aquela de que os somos capazes de consumir; ou que num prazo de tempo muito longo não se esgotam.
Os recursos renováveis são por isso recursos que podem ser usados quase infinitamente, desde que sejam explorados de forma sustentável. Como exemplo deste tipo de recursos temos: recursos hídricos, energia solar, energia eólica, energia das ondas e recursos biológicos.
Porém os recursos renováveis também podem passar a ser não renováveis, se a sua taxa de utilização passar a ser superior á da sua renovação por processos naturais. É o que sucede por exemplo quando um campo fértil devido a uma agricultura intensiva deixa de produzir ou quando uma determinada espécie é levada á extinção devido à sua caça intensiva.

Não Renováveis
Os recursos naturais designam-se não renováveis quando estes são produzidos a uma velocidade inferior à sua velocidade de consumo, os quais um dia acabaram por se esgotar. Por esse facto se diz que os recursos não renováveis são aqueles que existem na Natureza em quantidades limitadas, como por exemplo o petróleo, o gás natural e o carvão.

Sem comentários:

Enviar um comentário