São todos os recursos a partir dos quais se pode obter energia.
Os Recursos Energéticos podem ser classificados como:
· Não Renováveis – Estes recursos encontram-se na Natureza em quantidades limitadas e a sua energia é poluente. As principais fontes energéticas não renováveis são:
1 - Combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural
2 - Minerais radioactivos – como por exemplo o urânio – energia nuclear
· Renováveis - Este tipo de Energia, não escasseia e não é poluente, apesar de implicar um gasto financeiro mais elevado. Como exemplos deste tipo de energia temos, a energia hídrica, a energia solar, a energia eólica entre outras.
Recursos Energéticos Não Renováveis:
Recursos Energéticos Não Renováveis:
1 - Combustíveis Fósseis:
Utilidade do Carvão:
O carvão é queimado em fornos industriais e nas centrais termoeléctricas, para a obtenção de calor, sendo utilizado para a produção de energia eléctrica, indústria do aço
Utilidade do Petróleo e Gás Natural:
Do petróleo bruto retira-se por exemplo, a gasolina, o gasóleo e gases como o propano e o butano (gases naturais).
Nas refinarias produzem-se óleos, lubrificantes e produtos químicos.
A partir dos produtos químicos produzem-se os plásticos, detergentes borrachas, resinas, fertilizantes, tintas, medicamentos, cosméticos, artigos eléctricos, etc.
Consequências da utilização dos Combustíveis Fósseis:
· A combustão de carvão, do petróleo e do gás natural, produzem poluentes que contribuem para a poluição atmosférica, para o aumento do Efeito de Estufa e para a formação de Chuvas Ácidas, as quais provocam a morte de muitos seres vivos, desequilíbrios no ecossistema, corrosão de edifícios e outros equipamentos.
· A extracção de carvão em minas e de petróleo em poços pode causar contaminação do solo e da água.
· O consumo crescente dos combustíveis fósseis tem provocado a diminuição das suas reservas na Natureza, dado que a sua renovação é incapaz de acompanhar o ritmo de consumo, pelo que é uma fonte energética esgotável. Os combustíveis fósseis são o resultado da transformação de matéria ao longo de milhares de anos.
2 - Minerais Radioactivos – Energia Nuclear
A energia nuclear é um recurso energético não renovável porque é obtido a partir de um recurso mineral.
Nas centrais nucleares, os reactores nucleares fazem a fusão do urânio e outros elementos
radioactivos, ocorrendo a libertação de energia sob a forma de calor, o qual aquece a água, formando vapor que ao passar em turbinas gera electricidade.
Sobre o ponto de vista económico a energia nuclear é muito rentável, pois permite aos países que a produzem satisfazer as necessidades de uma grande parte da sua população.
Consequências da utilização da Energia Nuclear:
· A divisão de átomos produz radiações muito nocivas para todos os seres vivos, radiações, essas que em caso de fuga originam acidentes nucleares que provocam a contaminação de extensas áreas por dezenas ou centenas de anos, conduzindo á morte e/ou provocando doenças e mutações genéticas terríveis que prevalecem durante gerações.
· Poluição térmica da água.
· Produção de resíduos radioactivos que necessitam de ser armazenados em locais especiais uma vez que ainda não existem soluções para o seu tratamento ou reciclagem.
· Os minerais utilizados nas centrais nucleares são extraídos em minas, pelo que a ganga (desperdício) resultante da sua extracção depositada em escombreiras também liberta radiações perigosas.
Sem comentários:
Enviar um comentário